Ministro da Justiça encaminha à PF pedido para investigar pesquisas eleitorais

O chefe do Executivo afirmou que as empresas se desmoralizaram.

Continua após a publicidade..

O ministro da Justiça Anderson Torres disse nesta terça-feira (04) que encaminhou à PF (Polícia Federal) um pedido para abertura de inquérito sobre a “atuação dos institutos de pesquisas eleitorais”. 

No Twitter, o ministro afirmou que o pedido “atende a representação” recebida pelo Ministério da Justiça “que apontou ‘condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores têm criticado empresas de pesquisas eleitorais depois do resultado do 1º turno.

O chefe do Executivo afirmou que as empresas se desmoralizaram. Ele disse que o fato de as pesquisas mostrarem mais intenções de voto para Lula ajuda o rival a conquistar mais votos. Segundo o presidente, depois do resultado dessas eleições, isso deixará de acontecer.

Até porque eu acho que não vão continuar fazendo pesquisa”, afirmou na noite de domingo (02), depois da confirmação que haverá 2º turno na disputa presidencial.

Lula e Bolsonaro disputarão o 2º turno das eleições em 30 de outubro de 2022. Ao contrário do que algumas empresas de pesquisa apontavam, a vantagem do petista sobre o atual chefe do Executivo foi apertada.

Lula teve 48,43% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para o petista. O número representa 6,1 milhões de votos a mais do que Bolsonaro. Ele recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse em seu perfil no Twitter na segunda-feira que vai começar a coletar assinaturas para criar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das empresas de pesquisas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também criticou as pesquisas eleitorais e falou em votar uma regulamentação das empresas.

“As urnas aprovaram as pautas de modernização do Brasil e confirmaram que estamos no caminho certo. Ao contrário das pesquisas, os números não erram”, escreveu em seu perfil no Twitter na manhã de segunda-feira. “E esta vontade se confirmará ainda mais no 2º turno. Será mais uma festa da democracia!”

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Poder360

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato